Notícias

Reduza o açúcar que você consome sem perceber

14/08/2015 09:08

Compartilhe:

Muitos alimentos que nem nos damos conta possuem açúcar, o que faz com que a quantidade consumida seja muito maior que a recomendada

colocando açucar

Sabe aqueles pacotes de um quilo de açúcar, os quais podemos encher o açucareiro várias vezes? Essa é a mesma quantidade que um adulto consome, em média, em duas semanas. Os adolescentes ingerem um pouco mais. Isso acontece principalmente porque muitos produtos, que não são considerados doces, contém açúcar em grandes quantidades.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para uma dieta saudável, o açúcar deve corresponder a 5% do total de calorias consumidas ao dia, com limite máximo de 10%. Todavia, alguns nutricionistas vão além e recomendam menos de 3%. No entanto, seguir essa recomendação é um desafio, pois nos países ocidentais o açúcar pode representar até 15% da ingestão diária.

Vale lembrar que esses limites incluem todos os tipos de açúcar, tanto os naturais (existentes no mel, leite e sucos de fruta), como o açúcar cristal e o refinado, já que o corpo não distingue essas diferenças e, na prática, ambos são transformados em glicose e frutose e acabam processados pelo fígado.

Como comparativo das quantidades recomendadas, para um adulto que consome 2 mil calorias diárias, o limite máximo de 10% corresponde a 50 gramas de açúcar, mais ou menos 12 colheres de chá. No entanto, em uma lata de refrigerante de 330ml há o equivalente a 9 colheres de chá de açúcar. Já um copo de 150 ml de suco de laranja contém 12,9 gramas de açúcar, equivalente a 3 colheres de chá.

Algumas colheres de molhos usados como temperos, como barbecue, ketchup ou agridoce, podem ter a mesma quantidade de açúcar que um donut. Também é importante observar que os produtos light ou diet também não são necessariamente seguros, porque, para potencializar o sabor, os fabricantes compensam o baixo teor de gordura acrescentando mais açúcar.

Calcular a quantidade de açúcar dos produtos é uma tarefa confusa, pois nos rótulos a substância pode aparecer sob diferentes nomes, quase todos terminados em “ose”: glicose, frutose, sacarose, lactose, maltose, xarope de milho, que contém frutose concentrada. Entretanto, um bom jeito de calcular o açúcar presente é se concentrar no item “Carboidratos (dos quais açúcares)”. Em geral, se há mais de 15 gramas de açúcar por 100 gramas, é considerado um produto com alto teor de açúcar. Se for 5 gramas por cada 100 gramas, é um produto com baixo teor de açúcar.

 

Com informações BBC Mundo

Compartilhe:

Veja também… 

Relatórios 2024 T4

Estrutura de Serviços Estrutura de Serviços Produção Ambulatorial e Hospitalar Unidades de Internação Serviços Hospitalares...

Relatórios 2024 T3

Estrutura de Serviços Estrutura de Serviços Produção Ambulatorial e Hospitalar Unidades de Internação Serviços Hospitalares...