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Centro de Educação

Sabemos que as atividades de educação são formas sistemáticas de transmissão de conhecimentos, e por este motivo o NIEPS as utiliza para instruir e educar as equipes de colaboradores, assim como os clientes do HcanMT e a população mato-grossense, que em consonância com as atividades de pesquisa, são fomentadoras e fundamentais para o desenvolvimento das atividades de assistência prestadas à saúde em nosso hospital. Tendo em vista esse preceito, um dos nossos objetivos principais se baseiam na orientação de metas estipuladas para a realização das ações educativas à serem desenvolvidas no HCanMT, que são fundamentadas nos conceitos de educação continuada, educação permanente e educação em saúde. Conheça cada uma delas:

Educação Continuada

Consiste em um programa de formação e desenvolvimento dos recursos humanos que objetiva manter a equipe em um constante processo educativo, que engloba as atividades de ensino após o curso de graduação com finalidades mais restritas de atualização, aquisição de novas informações, com atividades de duração definida e através de metodologias tradicionais, com a finalidade de aprimorar os indivíduos e consequentemente fortalecer a assistência prestada aos usuários.

Educação Permanente em Saúde

Tem o processo de trabalho como seu objeto de transformação, com o intuito de aprimorar a qualidade dos serviços, visando alcançar equidade no cuidado, tornando-os mais qualificados para o atendimento das necessidades da população, partindo da reflexão sobre a realidade do serviço e das necessidades existentes, para então se formularem estratégias que ajudem a solucionar estes problemas. Desta forma, a Educação Permanente é considerada como a educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços cuja finalidade é promover a saúde da população.

 

Educação em Saúde 

Tem como objetivo principal a Promoção de Saúde não considerando apenas a ausência de doença como sinônimo de vitalidade, mas sim qualidade de vida. Atua na conscientização coletiva e não apenas a individual, para que haja transformação social, rejeitando a imposição de conhecimento e preconizando a informação no modelo dialógico de educação, visando a autonomia para a atuação na promoção, identificação e resolução de problemas de saúde a partir de escolhas informadas.

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