Notícias

Hospital de Câncer de MT é referência em lavanderia hospitalar no estado

24/04/2024 11:04

Compartilhe:

Completando 25 anos de história, o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) tem se tornado, a cada ano que passa, uma referência na prestação de serviço oncológico no estado. Com uma média de 15 mil atendimentos por mês, o HCanMT precisa de uma gestão efetiva que contemple cada etapa da estadia do paciente, incluindo uma das lavanderias mais modernas do estado.

Atualmente, o setor da lavanderia do Hospital lava uma média de 24 mil quilos/mês de roupas, entre enxoval, uniformes e outros. São mais de 1.600 peças de roupas distribuídas diariamente diretamente nos leitos, atendendo a processos bem definidos, seguindo as exigências da vigilância sanitária e produtos profissionais aprovados pela ANVISA.

O HCanMT vai além, e também lava as roupas dos acompanhantes que não moram na cidade ou que não tem onde higienizar as peças. “Toda manhã, das 7h às 8h, a gente abre espaço para os acompanhantes entregarem suas roupas para a lavanderia e depois, no outro dia, podem retirar cheirosinhas. Já cada paciente recebe no leito a sua roupa limpinha e devidamente embalada”, aponta o Coordenador de Governança Hospitalar, Silvano dos Santos Silva.

A setor é inteiramente climatizado e possui duas máquinas de lavar (uma de 100kg e outra de 30kg), três secadores (sendo dois de 50kg e mais um de 30kg), duas centrífugas (50kg e 30kg), e duas calandras (máquina de passar) funcionando 12 horas por dia, com a mão de obra de 12 funcionários. O setor possui, ainda, uma colaboradora responsável pela costura, reparos e até algumas produções.

Apesar de ser uma das lavanderias hospitalares de maior suporte do estado, o setor ainda prospecta uma ampliação por meio de projetos. “A nossa meta é adquirir máquinas mais modernas, agilizar o processo e aumentar a capacidade, sem mexer na estrutura, afinal, o HCanMT cresce a cada ano e temos que estar preparados para melhor receber os nossos pacientes e colaboradores”, afirma Silvano.

O Hospital recebe doações de tecidos da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e a Bom Futuro produz as peças com o Projeto Costurando o Bem. Por segurança, o enxoval hospitalar é renovado a cada seis meses.

Compartilhe:

Veja também…